PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Performance
GIROLANDO - A RAÇA MAIS VERSÁTIL DO MUNDO TROPICAL

Dentre as diversas características de funcionalidade do gado Girolando pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

As fêmeas Girolando, produtoras de leite por excelência, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos, como a capacidade e suporte de úbere, tamanho de tetas, fatores intrínsecos à lactação, pigmentação, capacidade termorreguladora, aprumos e pés fortes, conversão alimentar, eficiência reprodutiva, etc., atribuindo um desempenho muito satisfatório economicamente.

Os machos por sua adaptabilidade e capacidade de aproveitamento de pastagens grosseiras, resistência a doenças e parasitas, velocidade de ganho de peso e etc., conseguem também desempenho comparável com qualquer cruzamento industrial específico para carne, quando colocados em situações idênticas de criação. Por outro lado, uma significativa parte dos machos Girolando é destinada à reprodução, devido ao alto índice de seleção dos rebanhos e valor genético destes animais, fruto do trabalho realizado pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

RUSTICIDADE

O Girolando surgiu e proliferou espontaneamente no Brasil, pelo próprio ciclo biológico e evolutivo adaptada à ecologia tropical, seu habitat natural.

Sua capacidade de auto regulação do calor corporal, sua conformação muscular e esquelética, aprumos e pés fortes, hábito de pastejo, capacidade ruminal e etc., são condições que lhe atribuem grande resistência e adequação ao meio ambiente.

VIDA ÚTIL

Longevidade, fertilidade e precocidade estão bem evidentes no Girolando, virtudes herdadas do Gir e Holandês, resultando ótima produção vitalícia e uma progênie numerosa. A vida produtiva se inicia normalmente aos 36 meses de idade (idade à 1ª cria), o pico de produção de leite chega até os 10 anos, e produz satisfatoriamente até aos 15 anos de idade.




FERTILIDADE

A eficiência reprodutiva do Girolando é um de seus pontos fortes, pois se adapta muito rapidamente às condições que é submetido.

A conformação anatômica do aparelho reprodutivo das matrizes Girolando é perfeita, corrigindo até os problemas que são notados nas raças puras. Tanto novilhas como vacas, possuem baixos índices de problemas de parto e retenção de placenta.

Os programas de inseminação artificial, fertilização In Vitro (FIV) e transferência de embriões (TE), têm-se obtido pleno sucesso.

Nos machos Girolando, a temperatura do corpo está intimamente relacionada com a regulação da temperatura da bolsa escrotal (descida e subida) proporcionando assim uma maior produção de espermatozoides viáveis.


PRODUÇÃO LEITEIRA

Responsável por aproximadamente 80 % do leite produzido no Brasil, fica evidente a afinidade do Girolando com o agronegócio do leite, desde o produtor, passando pela indústria até chegar ao mercado consumidor.

Como o sistema de produção de leite é altamente influenciado por fatores não genéticos, a prioridade dos produtores profissionais deve se fundamentar nos elementos reais de produtividade, ou seja, reduzir ao máximo o custo de produção e aumentar o volume produzido na mesma proporção.

Uma das principais características do gado Girolando é sua grande capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. Em todo Brasil podemos encontrar animais Girolando de Norte a Sul, sendo mais utilizado na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, estado que possui a maior produção de leite do Brasil.

A pecuária de leite do Brasil é caracterizada por uma grande diversidade de sistemas de produção e manejo. Podemos encontrar dentro da mesma região vários rebanhos que trabalham de forma totalmente diferente uns dos outros. A capacidade de adaptação do Girolando auxilia muito o produtor de leite a enfrentar várias situações, principalmente quando há aumento no custo de produção do litro de leite ou quando há uma redução no preço pago pelo litro de leite ao produtor. Essas duas situações, além de várias outras, forçam os produtores a realizarem mudanças bruscas e constantes no manejo dos rebanhos, fazendo com que a produção dos animais seja diretamente afetada. Como o Girolando é um gado rústico e produtivo, acaba se adaptando rapidamente às essas alterações.


APTIDÃO PARA EXCELENTE GANHO DE PESO

A terminação dos machos Girolando em confinamento pode ser praticada com segurança. Essa é uma das grandes vantagens do Girolando: ser também propício ao abate; em todos os experimentos realizados obteve-se ganho médio superior a 1,00 Kg/dia.
O confinamento desponta como uma opção para os criadores de Girolando em todo o país. Outra característica marcante desses animais é a Conformação Esquelética, tendo uma boa proporção entre comprimento e espessura dos ossos, atribuindo uma uniforme distribuição de gordura. As fêmeas exprimem determinada angulosidade e os machos força e amplitude em sua carcaça.

A perfomance do Girolando em regime de pasto, também é invejável, em todas as fases produtivas: cria, recria e engorda.



HABILIDADE MATERNA

Os bezerros Girolando possuem uma ótima velocidade de crescimento, atribuídos à habilidade materna, à herança genética, à rusticidade e à precocidade. Os animais gozam de boa saúde desde o nascimento, fator crucial para o sucesso da criação. A docilidade do Girolando também deve ser destacada, o que facilita no manejo dos animais, chamado de "temperamento leiteiro".


APROVEITAMENTO COMERCIAL

O resultado econômico da atividade leiteira é oriundas da venda de leite, animais e sêmen.

Devemos ressaltar que muitas vezes, a comercialização dos bovinos que "sobram"no processo produtivo é mais significativa do que a venda da produção leiteira propriamente dita.

A raça que vale ouro nos trópicos, hoje é vendida por encomenda, tal é a procura e o interesse cada vez mais crescente pelo Girolando.

A panorâmica das exposições brasileiras, é um fato que comprova a consolidação do Girolando como a raça mais viável para o país, notamos em todos os eventos, a presença cada vez mais expressiva desses animais e sempre de excelente qualidade. Polivalente por natureza, estes produtos têm mantido uma sequência de sucessivos recordes em leilões.

TESTE DE PROGÊNIE

Em parceria com a EMBRAPA - Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, foi implantado em 1996, o Teste de Progênie de Touros Girolando (3/4 e 5/8).

A avaliação desses reprodutores, é um passo fundamental para a fixação do 5/8 Bimestiço, pois, os touros provados, serão maciçamente utilizados, garantindo assim, o progresso genético.

Para a realização do Teste, necessitamos da participação dos criadores, colocando seus rebanhos a disposição para que as matrizes sejam inseminadas com o sêmen dos touros inscritos.

Faça já sua inscrição, comunicando-se com a Coordenação do programa na sede da "Girolando", Telefax:(034) 3331-6000 Uberaba-MG, informando com quantas vacas irá participar.




ÍNDICES ZOOTÉCNICOS

Com o melhoramento do gado Girolando a evolução dos índices zootécnicos é constante, registrando um aumento não só da produção de leite, mas também uma melhoria nas demais características de funcionalidade.



Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Email:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL