Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Teste de Progênie

Na Raça Girolando, o Teste de Progênie é uma metodologia utilizada desde 1996 para realizar a avaliação da superioridade genética de touros, visto que a característica de principal interesse, produção de leite, não é expressa nesse sexo.

Para que funcione, são necessários rebanhos colaboradores que recebam doses de sêmen dos touros avaliados e produzam bezerras que serão futuras matrizes. Por meio da coleta de fenótipos desses animais já em produção, será possível avaliar a qualidade genética dos progenitores.

Esse material genético é deixado nos rebanhos sem qualquer tipo de custo, com o compromisso do proprietário dos animais de permitir que as fêmeas oriundas desse programa cresçam e possam expressar seu potencial, o qual deve, obviamente, ser devidamente coletado e registrado para que possa abastecer o banco de dados da Associação Girolando.

Ao longo dos anos, o processo de seleção dos animais que serão avaliados por meio do Teste de Progênie passou por grande evolução; inicialmente, haviam poucas informações para a  escolha dos pais e para a seleção dos jovens tourinhos; com o crescimento do PMGG, informações como o valor genético das vacas foram divulgadas e, as escolhas, passaram a ser mais precisas. Em 2018, uma outra ferramenta contribuiu sobremaneira para esse processo de crescimento e facilitou a seleção dos machos, o Clarifide® Girolando.

O resultado dessa evolução está ilustrado no gráfico abaixo, o qual mostra claramente como os grupos de touros jovens são superiores aos mais antigos.


Parceiro Premium

Parceiros Master

Canal Master