Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

15 mar 2023
Colégio de Jurados tem novos coordenadores

O Colégio de Jurados da Raça Girolando (CJRG) tem novos líderes. O zootecnista Euclides Prata dos Santos Neto assume o cargo de coordenador para o período de 2023 a 2025. Já o médico-veterinário, Tiago Moraes Ferreira, será o coordenador suplente. 

Segundo eles, a proposta é inovar nas pistas e incentivar a realização de exposições, como forma de promover a raça. “O Girolando é uma raça conhecida no país por conta de sua grande qualidade, mas precisamos estar sempre em busca de inovações. E queremos ouvir os criadores para entender quais evoluções eles esperam ver nas pistas de julgamento”, destaca Euclides, que é um dos fundadores do CJRG. Outra proposta será a promoção de cursos de capacitação para a entrada de novos jurados, bem como incentivar a retomada de jurados tradicionais ao quadro do colégio. 

Na visão de Tiago Moraes Ferreira, os julgamentos têm um papel importante na consolidação da raça, pois é uma forma de validar o trabalho de seleção feito na fazenda. “O critério de julgamento é a nossa bíblia e isso que temos de respeitar. O jurado atua com o propósito de selecionar os animais pelo ponto de vista morfológico, respeitando muito o critério de julgamento que valoriza a forma leiteira, de profundidade corporal mais evidente nas bezerras, e nas vacas valorizando também um úbere muito bem conformado, aderido e produtivo entre as pernas.”, diz Tiago Ferreira.

O coordenador suplente do CJRG destaca ainda que outro objetivo será garantir que mais feiras contem com a participação de jurados efetivos, profissionais que passam por atualizações constantes. 

Atualmente, o CJRG é formado por 50 jurados que atuam nas exposições da raça em todo o país. As principais finalidades são: estabelecer diretrizes para a execução dos trabalhos de julgamentos em exposições oficiais; habilitar profissionais para o exercício da função de jurado; e garantir a execução dos trabalhos em conformidade com o Regimento Interno e demais regulamentos vigentes.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master