Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

23 mar 2023
Presidente da Girolando participa do 2º Encontro Regional do Conseleite MG

Com a presença de cerca de 130 pessoas, o 2º Encontro Regional do Conseleite/MG mostrou como utilizar a nova ferramenta geradadora de valores de referência do leite.  A proposta do conselho é oferecer um modelo de autogestão para a geração de valores mensais de referência para a matéria-prima leite. O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, detalhou aos participantes como funciona o Conseleite. “Esta ferramenta não é para formar preço, mas para divulgar um valor de referência para livre negociação entre as partes, ajudando na evolução da relação entre indústria e produtor”, afirmou. Ele ressaltou que o valor pode variar por diversos fatores, como o volume e qualidade do leite de cada produtor nas diversas regiões, por exemplo.

O evento contou com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, que destacou ser de extrema relevância para os produtores rurais ter acesso às ferramentas oferecidas pelo Conseleite. Ele ainda participou da reunião da Comissão Técnica da Faemg. Alguns temas debatidos foram a importação de leite e a preocupação com a reforma tributária que pode impactar a cadeia láctea. “Nós alinhamos um plano de diretrizes da comissão técnica, que inclui a elaboração de estratégias para potencializar a representação no ambiente político, entre outros pontos. Tivemos a participação de presidentes de sindicatos e de cooperativas da região, o que foi importante para ouvir as demandas”, afirmou o presidente da Comissão, Jônadan Ma.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, falou da necessidade das entidades serem um facilitador no relacionamento com a classe política para melhorar a interlocução com o governo nas discussões do setor. “No meu estado de origem, Alagoas, os desafios são os mesmos. Precisamos unir o trabalho das federações”, disse. Outro convidado da reunião, o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata (Cooprata), Leandro Assunção Junqueira, se colocou à disposição da Comissão para contribuir no atendimento às demandas do setor.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master