Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fêmeas Girolando oriundas do programa Mais Genética passaram por avaliação e inspeção nos últimos dias. O trabalho foi conduzido em propriedades rurais do Sul e Sudoeste de Minas Gerais pelo superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva. Todas as visitas foram acompanhadas pelo coordenador do Mais Genética, Eliandro Lima, que está à frente do programa desde sua implantação.
Durante as visitas aos rebanhos foram selecionadas 20 bezerras e novilhas da raça que serão expostas na Megaleite 2023, que acontecerá de 7 a 10 de junho, em Belo Horizonte/MG. Durante a exposição, será realizada a inseminação de número 200 mil do programa Mais Genética. “O apoio da Girolando é fundamental para o avanço do Mais Genética e estamos muito satisfeitos com essa parceria”, destaca o deputado federal Emidinho Madeira, idealizador do programa, que ainda conta com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, de diversas prefeituras municipais, da Emater-MG, do IMA, do Instituto Federal Campus Muzambinho, de cooperativas locais, de várias empresas de genética, dentre outras instituições.
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos rebanhos de pequenos produtores, por meio da inseminação artificial. Os produtores recebem gratuitamente doses de sêmen de touros provados e com a prestação de serviço de inseminação, que atualmente é realizada por 127 inseminadores que atuam em 117 municípios mineiros. “Cerca de 70% do sêmen utilizado no programa é de touros Girolando participantes do PMGG”, informa Leandro Paiva.