Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reuniu-se nesta terça-feira (02/05), na sede da entidade, com os representantes da Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) Henrry Luis Suárez Ferreira e Guilhermo Agramont Méndez. O coordenador do Colégio de Jurados Euclides Prata também participou do encontro.
Entre os temas tratados, estão a ampliação da parceria entre as duas entidades na área de melhoramento genético e a promoção da raça em eventos daquele país. Ficou definido que ainda este ano o Colégio de Jurados da Raça Girolando realizará pela primeira vez, na Bolívia, o curso para formação de jurados. A capacitação será voltada para criadores e técnicos.
De acordo com o subcoordenador Técnico da Asocebu Guilhermo Agramont Méndez, a demanda pelo Serviço de Registro Genealógico de Girolando vem crescendo nos últimos meses com a entrada de novos criadores para a raça. Para atender a demanda em toda a Bolívia, a entidade estuda ampliar o número de técnicos responsáveis pelos registros de Girolando, que hoje é de cinco profissionais. A equipe responsável pelo registro foi treinada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando graças a uma parceria firmada em 2015 entre as duas entidades.
Entre as raças leiteiras do Brasil, o Girolando é a com maior exportação de sêmen para a Bolívia.