Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
As mulheres terão um evento especial durante a Megaleite 2023, maior exposição de pecuária leiteira da América Latina que acontecerá de 7 a 10 de junho em Belo Horizonte/MG. A diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Tatiane Tetzner, compartilhará sua experiência técnica sobre a raça com mulheres de várias partes do Brasil e de outros países que estiverem visitando a feira.
O encontro “Prosa Boa de Girolando para Mulheres” será realizado no dia 9 de junho, a partir das 10h, no estande dos Núcleos de Fomento, no Parque da Gameleira. As participantes terão a oportunidade de conhecer as principais características dos animais Girolando, bem como seu potencial produtivo e avanços. De origem brasileira, a raça responde por 80% do leite produzido no país e é uma das maiores em comercialização de sêmen.
Médica-veterinária, Tatiane tem longa experiência com a raça Girolando, com atuações como jurada em exposições no Brasil e em países da América Latina. Ela ainda comanda a empresa Padma Consultoria Pecuária, onde atua na evolução genética de rebanhos leiteiros. Na Associação, coordena o projeto internacional Brazilian Girolando, cujo objetivo é fomentar a raça e as tecnologias da pecuária leiteira em toda a América Latina.
Segundo Tatiane, a proposta do curso é apresentar noções básicas sobre a raça, para despertar nas mulheres o interesse em começar a olhar para as vacas a partir de uma ótica diferente, de avaliação, e assim tomar gosto para aprimorar os conceitos do Girolando. “O acesso à informação é o caminho para a mulher ampliar sua participação em qualquer atividade profissional e no agro não é diferente. Por isso, é um orgulho ter a oportunidade de dividir os conhecimentos que adquiri ao longo de minha carreira com as mulheres interessadas em se capacitarem para atuar com excelência na pecuária leiteira”, diz a diretora da Girolando.
De acordo com a diretora do Núcleo de Criadores Girolando das Gerais, Marina Diniz, a proposta do evento é levar mais informações sobre a seleção da raça para esse público. “A participação feminina na criação de Girolando vem crescendo nos últimos anos, mas queremos ampliar ainda mais o número de criadoras, pois elas podem dar grande contribuição para o avanço da raça”, diz Marina, uma das organizadoras do evento.
As participantes poderão ainda contribuir com entidades sociais, levando, no dia do evento, um litro de leite ou mais. O “Prosa Boa de Girolando para Mulheres” é uma realização do Núcleo das Gerais em parceria com a Associação de Girolando. As pessoas interessadas podem enviar os dados pessoais (nome e contato) para o e-mail marinadiniz@yahoo.com. A participação é gratuita. Mais informações: 34 9 8426-6946.