Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

07 jun 2023
Megaleite é aberta com homenagens e registro de animal

A abertura oficial da 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2023) reuniu lideranças do setor pecuário nesta quarta-feira, 7 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reforçou que também é momento de unir esforços para a implantação de políticas públicas voltadas para os pequenos e médios produtores. “Temos instituições de pesquisa e de transferência de tecnologia de extrema capacidade no Brasil. Precisamos conectar a ciência ao campo”, destaca Arruda. 

Idealizador do programa Mais Genética, voltado para a melhoria dos pequenos rebanhos leiteiros e que faz parte das ações do governo de Minas, o deputado federal Emidinho Madeira anunciou que o programa chega a 200 mil inseminações desde sua criação e até 2024 deve atingir a marca de 1 milhão de vacas inseminadas. 

Durante a abertura da Megaleite, o governador de Minas Gerais Romeu Zema fez a inseminação da vaca de 200 mil, da raça Girolando, chamada Majestade Cambaúvas. Também foi feito o registro genealógico da fêmea Dama Ignition SLFB, também da raça Girolando. Ambas são do programa Mais Genética. Zema, que durante a abertura da Megaleite recebeu a homenagem Mérito Girolando, na categoria Personalidade Nacional, salientou a importância da agropecuária em Minas Gerais e reforçou o compromisso com o setor. "O agro para o estado é importantíssimo. Tem batido recordes na exportação, na participação no PIB, e, também, figura como um dos grandes geradores de empregos para Minas Gerais. Isso demonstra a importância desse setor que vai continuar recebendo nosso total apoio", disse. 

Durante a solenidade, as lideranças cobraram medidas contra as importações de leite do Brasil, que vêm crescendo nos últimos meses. As reivindicações ocorreram durante a no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Nos primeiros três meses de 2023, as importações somaram quase 523 milhões de litros em equivalente leite, quantidade três vezes maior que a adquirida no mesmo período do ano passado.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que o setor precisa unir forças para impedir que os produtores brasileiros sejam prejudicados pela entrada de leite no país. “Minas produz mais de nove bilhões de litros de leite e é o maior produtor do país. Temos a missão de ouvir os produtores rurais e, a partir dessas demandas, faremos um documento em conjunto com a OCEMG, OCB e FAEMG, que será entregue ao vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, pedindo providências contra essa importação desregrada que já colocou aqui praticamente 10% de nossa produção nacional. Os acordos bilaterais são importantes, mas também temos de proteger o produtor brasileiro”, enfatiza Fernandes.

A solenidade também teve a entrega do Mérito Girolando ao presidente da FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, à chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes, ao presidente da Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto, ao presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, à deputada federal Ana Paula Leão e aos criadores Afonso Celso de Resende, Antonio de Souza Salgueiro, José Afonso Bicalho e Marcos Amaral Teixeira.

A Megaleite é considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina e vai até o dia 10 de junho.

Sobre a Megaleite 2023

A 18ª edição da Megaleite terá em sua programação competições de bovinos, palestras técnicas, leilões de bovinos, mini fazendinha, Festival do Queijo, lançamentos de tecnologias e de Sumário de Touros, Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR, dentre outros eventos. A programação completa está disponível no site da Megaleite. A feira é organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

A entrada é gratuita. O evento tem patrocínio da Codemge, Governo de Minas, FAEMG, Sebrae/MG, Sistema OCB. Tem como Parceiro Premium a Alvoar Lácteos; Parceiros Master: ALLFLEX, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET, Sobcontrole Fazenda, Berrante, Agroceres Multimix, Zoetis, Mosaic Fertilizantes, Alta, GENEX Brasil; Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master