Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
De olho na melhoria genética dos rebanhos leiteiros do Amazonas, uma comitiva de produtores rurais do estado está visitando a Megaleite 2023. Organizado pelo Sebrae/AM, o grupo foi recebido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, e pelo diretor de Fomento e Eventos, Marcelo Real, nesta quinta-feira, 8 de junho.
Durante o encontro, eles falaram sobre a realidade da pecuária amazonense. “O Amazonas não é só floresta. É possível conciliar a preservação e o manejo sustentável da floresta com outras atividades econômicas. Com genética de qualidade, poderemos ampliar a produção de leite sem necessitar de abertura de novas áreas de pastagem”, diz Petrúcio Magalhães, secretário de Produção Rural do Amazonas.
Segundo o especialista em agronegócio do Sebrae/AM, Erivan Oliveira, a raça Girolando tornou-se uma oportunidade de negócios para os criadores do Amazonas. “Nos últimos anos, viabilizamos a produção de embriões de FIV e agora de IATF. Isso tem permitido a multiplicação de animais superiores na nossa região”, destaca Oliveira.
O presidente da Girolando ressaltou que a entidade tem investido na ampliação dos serviços prestados nas mais diversas regiões do país, inclusive no Amazonas. “Por ser uma raça de grande adaptabilidade e produtividade, o Girolando pode contribuir para que os pequenos produtores possam melhorar a produção de seus rebanhos, com mais rentabilidade”, informa Domício. O diretor Marcelo Real reforçou o trabalho de fomento que a entidade faz em parceria com os núcleos de criadores.
O encontro contou com a presença de prefeitos do Amazonas, de produtores e lideranças do estado.