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Sucesso de público e de vendas. Assim foi a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas, que recebeu mais de 22 mil visitantes nos três dias de evento, superando o público recorde da primeira edição (17 mil). Realizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, para valorizar a iguaria, promover a gastronomia local, fortalecer a economia e o turismo regional, o evento ofereceu 40 horas de conteúdos técnicos e uma feira que reuniu, 70 expositores e 50 produtores de 11 regiões produtoras de queijo do estado.
A programação do festival integrou a agenda da Megaleite 2023 e envolveu técnicos, produtores e consumidores. Ao todo foram promovidas seis oficinas de especialização, espaço gastronômico onde oito chefs apresentaram mais de 20 pratos, quatro seminários técnicos, Agenda de Relacionamento com 60 participantes, entre fornecedores e compradores, além de avaliações técnicas de mais de 300 queijos.
Produtores comemoram o sucesso de vendas, sendo que muitos tiveram o seu produto esgotado ao final do festival. “As vendas foram além do esperado. Trouxemos 300 peças e, no primeiro dia, já percebemos que não ia dar até o final, então buscamos mais 300 unidades”, conta Romeu Filho, expositor da região do Cerrado. Ele ressalta que se orgulha em participar de um evento tão importante para o segmento. “Para nós, foi gratificante representar nossa região, pois estamos começando, viemos de uma cidade pequena, o município de Abadia de Dourados, e participar de um evento dessa importância, abre muitas portas”, destaca Romeu, que fez muitos contatos também durante sua participação na Agenda de Relacionamento.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o festival é sempre uma grande oportunidade para mostrar aos consumidores e comerciantes porque o queijo de Minas é o melhor do país. “Nesta edição, os visitantes puderam saborear queijos artesanais de 11 regiões do estado, conhecer um pouco mais do processo de produção e prestigiar os chefs que utilizaram em seus pratos essa iguaria, símbolo da riqueza gastronômica do nosso estado. Mais do que isso, o evento se confirma como uma verdadeira vitrine para que pequenos produtores possam apresentar seus produtos, fazer negócios e fechar novas parcerias.”
Ele destaca ainda a importância dos eventos técnicos para o festival. “É gratificante perceber que as discussões promovidas nos seminários, encontros e reuniões inspiraram lideranças, técnicos, produtores, comerciantes e consumidores a irem além, a mostrarem para todos a origem, identidade, diversidade, seriedade e respeito ao produto que nos faz conhecidos e reconhecidos no Brasil e no exterior”, afirma.
De acordo com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, “o Festival do Queijo Artesanal de Minas se consolidou como importante evento para o calendário gastronômico-cultural do nosso estado, pois tem a missão de valorizar os produtores de queijo artesanal e as regiões produtoras e conscientizar os consumidores sobre a importância de se preservar as tradições mineiras. Essa 5ª edição foi realizada em conjunto com a Megaleite, proporcionando ao público a experiência única de conhecer de perto toda a cadeia produtiva: do leite ao queijo. Lembrando que Minas Gerais é destaque neste segmento, somos o estado que mais produz leite no país”.
Novas conexões
A Agenda de Relacionamento foi um encontro que aproximou produtores de queijos e empresas de todo o país para estabelecer novos negócios e parcerias. A iniciativa contou com a participação de 24 compradores, como supermercados, empórios, mercadinhos e lojas de alimentos, que tiveram a oportunidade de estabelecer contato com 36 produtores de queijo, doce, café, cachaça, geleia e mel.
A empresária Sandra Guimarães, proprietária do Café Filomena Estefânia, participou da Agenda de Relacionamento do Queijo Artesanal de Minas com o objetivo de apresentar seus produtos e contar sua história para compradores de todo o Brasil. Ela destacou que a intenção era trazer um diferencial para seus clientes, oferecendo um produto valorizado pela região e cultura local. Além disso, ela aproveitou para conhecer fornecedores e participou da oficina de harmonização com vinhos no sábado.
Votação Popular
O queijo de Mantiqueira de Minas foi eleito pelo público o melhor queijo do evento. A escolha foi feita por meio da Votação Popular do Melhor Queijo do Festival, feita às cegas, onde os visitantes puderam provar 11 queijos, um de cada região participante. Os queijos estavam identificados apenas com um número e, ao participar, o visitante recebia uma ficha para anotar sua percepção. Ao final, cada pessoa escolhia o que mais gostou. Entre Serras da Piedade ao Caraça ficou com o segundo lugar e o Campo das Vertentes terminou na terceira posição.
Fonte: Assessoria de imprensa Festival do Queijo