Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

29 jun 2023
Agro perde ex-ministro Alysson Paolinelli

Uma das maiores personalidades do agronegócio brasileiro, o engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, faleceu nesta quinta-feira, 29/06, na capital mineira, aos 86 anos. Considerado o "pai da agricultura", ele também contribui para a consolidação da raça Girolando. O ex-ministro foi quem abriu as portas para que fosse criado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o programa Procruza, em 1978, que passou a fazer o controle dos cruzamentos leiteiros no Brasil. Ele proporcionou aos criadores e pesquisadores da época toda as condições necessárias para que pudessem desenvolver uma raça leiteira brasileira adaptada para os trópicos. Posteriormente, o Procruza foi encerrado e deu-se início, em 1989, ao programa de formação da raça Girolando.

Em 2021, ele participou do registro do animal Girolando de número 2 milhões, um marco para a raça. Durante o evento, ele disse que era uma honra participar deste momento histórico. “Cada dia mais se faz o melhoramento do Girolando, de forma controlada e sob orientação técnica, e em parceria com a ciência, o que permite ter um mapeamento completo da raça. Fico feliz de ver os produtores brasileiros tão à frente de outros países.”, disse à época. Já no ano de 2022, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando homenageou Paolinelli com o Mérito Girolando.

Assista a entrevista que Paolinelli concedeu na época à Girolando

Para o presidente da Girolando, Domício Arruda, Alysson Paolinelli foi um brasileiro que trabalhou incansavelmente pelo avanço do agronegócio, ajudando o país a tornar a grande potência agrícola que é hoje. "Fica o exemplo de um homem extraordinário, simples, dedicado a fazer o bem, amigo de todos e profissional exemplar", diz Domício.

Mineiro de Bambuí, Alysson Paolinelli era engenheiro agrônomo. Atuou como secretário de Agricultura de Minas por duas vezes, criando incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Foi ministro da Agricultura do Ernesto Geisel, atuando na modernização da Embrapa e na ocupação econômica do cerrado brasileiro.  Atuou como presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte, presidente da CNA.

Em 2006, foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Em 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, pela contribuição e dedicação à Agricultura Tropical, Segurança Alimentar e Sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Desde 2010, era presidente executivo da ABRAMILHO (Associação Brasileira dos Produtores de Milho).

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master