Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

21 ago 2023
Girolando e UFV concluem parceria de pesquisas com a raça

Projeto desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, permitiu a realização de várias pesquisas com a raça Girolando nos últimos cinco anos. Graças às doações de embriões e novilhas feitas por associados da entidade, a UFV conseguiu formar um rebanho da raça para utilização em pesquisas e nas aulas práticas ministradas para os estudantes de Ciências Agrárias.

De acordo com a professora de Nutrição e Produção em Bovinocultura de Leite da Universidade Federal de Viçosa, Polyana Pizzi Rotta, o projeto está sendo concluído com saldo positivo. “Os animais foram utilizados para as aulas práticas de centenas de alunos dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. Ainda, organizamos vários cursos onde os bovinos puderam ser utilizados, promovendo não apenas a pesquisa, mas também o ensino e a extensão”, diz a professora. Também foram produzidas três teses de doutorado e uma dissertação de mestrado, além da produção de artigos científicos, sendo que um deles já está publicado no Journal of Dairy Science, considerado a maior revista de bovinocultura de leite do mundo. 

A professora da UFV evidencia o empenho dos associados que doaram animais para o projeto. “Depois de cinco anos, olhamos para trás e vemos o imenso ganho da parceria, onde a Associação muito nos ajudou, realizando uma campanha de doação das novilhas. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os produtores que doaram animais e embriões e a Associação por cuidar de toda a logística e acreditar em nosso trabalho. Não tenho dúvidas que as portas da UFV permanecerão sempre abertas para futuras parcerias. Somos muito gratos pelo apoio”, conclui Polyana Pizzi Rotta.

O presidente da Girolando, Domício Arruda, reforça que as parcerias entre a entidade, criadores e as instituições de ensino têm contribuído sobremaneira para o melhoramento genético da raça. “A UFV é referência no Brasil em ensino de Ciências Agrárias e proporcionou a nossos criadores novos dados científicos sobre a raça que certamente ajudarão na seleção dos animais. É uma parceria de sucesso que está sendo concluída e que certamente beneficia a pecuária leiteira como um todo”, diz o presidente da Girolando. Os trabalhos resultantes do projeto poderão ser acessados na Biblioteca Virtual do site da Girolando.
 

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master