Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A ExpoQueijo Brasil 2023, realizada de 24 a 27 de agosto, em Araxá/MG, teve a participação de produtores de dez países, na disputa por medalha, em cerca de 50 categorias. O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcos Amaral, participou da solenidade de abertura, ocorrida na quinta-feira, 24 de agosto.
A competição teve, entre os competidores, criadores da raça Girolando. Um deles foi o pecuarista Alexandre Honorato, da Fazenda Só Nata, de Araxá, que produz seu premiado queijo Minas Artesanal com leite de vacas Girolando. Ele conquistou o prêmio de ouro, em 2022, com o Queijo Minas Artesanal de sua propriedade. No ano anterior, havia recebido a prata.
Segundo ele, a ExpoQueijo Brasil é uma oportunidade de ter seus produtos reconhecidos e expostos para todo o mundo no principal evento do segmento no país. “É muito prazeroso participar e conquistar medalhas. Isso prova que a gente está no caminho certo, tem um produto que agrada às pessoas e, com certeza, agrega valor ao queijo, pois aparecem novos mercados e novos clientes. É uma roda que vai girando e dando certo, fazendo-se um produto com qualidade, com segurança alimentar e que, por outro lado, é reconhecido nesses concursos. A gente vai tocando o negócio e vai conseguindo, cada dia mais, aperfeiçoar e melhorar um pouco”, destaca.
A Expoqueijo Brasil teve quase 1,2 mil queijos inscritos, de aproximadamente 400 produtores, que concorreram ao título de grande campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais. O queijo argentino Quatro Esquinas conquistou o primeiro lugar.