Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A primeira reunião do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da raça Girolando, da Gestão 2023/2025, aconteceu ontem, 10 de outubro, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em Uberaba/MG. Foi eleito o novo presidente do CDT, que passa a ser presidido pelo zootecnista, Edivaldo Ferreira Júnior, coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).
Durante a reunião, ficou definido que a raça terá um índice de seleção, formado a partir de uma equação envolvendo características de maior impacto econômico e de melhoria genética do Girolando. O objetivo é facilitar o processo de seleção para os criadores que utilizam sêmen dos touros Girolando. A expectativa é de publicar o índice, que ainda terá um nome definido, na próxima edição do Sumário de Touros. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva, conduzirá os estudos para o desenvolvimento do índice.
Ainda foram debatidas durante a reunião as adequações do regulamento do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando solicitadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A próxima reunião do CDT será 15 de dezembro.
São membros do CDT Márcia Tereza Vieira Scarpati, representante do MAPA, Leandro de Carvalho Paiva, José Renato Chiari, Edivaldo Ferreira Júnior, Gustavo Sousa Gonçalves, Tiago Moraes Ferreira, Marcello Mamedes dos Santos, Maurício Silveira Coelho, Olavo de Resende Barros Júnior, Adriano Fróes Bicalho e Cláudio André da Cruz Aragon.