Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Cerca de 40 criadores e produtores de leite dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina participaram do Dia de Campo da Fazenda das Nogueiras, ocorrido no último sábado, 28 de outubro, em Caxias do Sul/RS. O criador José Adalmir Ribeiro do Amaral recebeu os visitantes para um dia de palestras técnicas e de apresentação dos animais de seu criatório, especializado em animais Girolando e Gir Leiteiro. “O Dia de Campo mostrou aos criadores e produtores de leite a importância de trabalhar com eficiência da porteira para dentro, utilizando o potencial das duas raças para produção de leite a pasto, a baixo custo”, ressalta o criador e associado da Girolando José Adalmir Ribeiro do Amaral.
O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva, ministrou palestra sobre o potencial da raça e sua evolução genética. “O evento nos possibilitou mostrar aos produtores de leite todas as vantagens da raça e seu desempenho em diversos sistemas de produção, desde a produção de leite a pasto quanto os mais tecnificados. Tivemos a presença de vários produtores que, apesar de ainda não serem associados, são usuários da genética Girolando, dos touros provados pelo PMGG e de embriões, em seus rebanhos, com foco na produção de leite”, diz Paiva.
Para o técnico da Girolando, Marcello Cembranelli, que atende os criadores do Rio Grande do Sul, eventos como esse são fundamentais para o fomento da raça na região. “O interesse de produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em participar do dia de campo sinaliza que o trabalho que estamos desenvolvendo há alguns anos na região está começando a dar frutos e certamente refletirá no aumento de associados da Girolando por aqui”, acredita Cembranelli.
Além da palestra sobre Girolando, o evento teve apresentações sobre a raça Gir Leiteiro e sobre as alternativas diante da repetição da crise na atividade leiteira ministradas pela gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar, e pelo professor do Instituto Federal Farroupilha, Emmanuel Camargo, respectivamente.