Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Considerada uma das maiores feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer terá sua 47ª edição realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), em Esteio.
Com o slogan “Superar é da nossa natureza”, o evento registrou aumento de animais inscritos, sendo 3458 no total, entre bovinos de leite, corte, mistos, zebuínos, bubalinos, caprinos, equídeos e pequenos animais. Os bovinos de leite têm 361 animais inscritos de 4 raças, aumento de 13,88% em relação a 2023.
A participação da raça Girolando está confirmada e contará com um número maior de expositores. Este ano competirão em pista cinco criadores de vários municípios gaúchos: Daniel Rocha Viegas – Cabanha DRV – Gravataí/RS; José Adalmir Ribeiro do Amaral – Fazenda das Nogueiras – Caxias do Sul/RS; Roger Felipe Kunz – Fazenda Kunz – Presidente Lucena/RS; Rogério Cunha Zveibrucker – Sítio Brucker – Nova Santa Rita/RS; Felipe Mior – Fazenda Mior – Serafina Corrêa/RS.
O julgamento da raça Girolando será no dia 24 de agosto, a partir das 14h, sob o comando do jurado Alan Campidelli. De acordo com o gerente executivo do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando Nathã Carvalho, a expectativa é de que esse crescimento no número de expositores leve a uma maior participação da raça nas próximas edições da Expointer. “Conseguimos mobilizar criadores que já são tradicionais em outras raças e que passaram também a cria Girolando. Na Expointer, eles terão a oportunidade de mostrar o trabalho de seleção no Girolando. E ainda teremos criadores tradicionais da raça”, explica Carvalho.
Esta será a primeira Expointer após as trágicas enchentes no estado. O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite destacou que a realização desta Expointer é mais um símbolo da resiliência e da força do povo gaúcho. “Além de sua relevância em termos de resultados econômicos, há um efeito moral na autoestima e na percepção dos gaúchos sobre a reconstrução do Estado. Esse é mais um componente importante para que façamos uma grande feira, que injete essa força de resiliência. Neste momento histórico que exige tanto de todos nós, esta Expointer também vai ficar marcada dentro dessa jornada, mostrando que a superação faz parte da nossa natureza, como diz o mote desta edição”, afirmou o governador.